29 de ago de 2011

SER LIVRE



Talvez mais que a riqueza material, a saúde ou a própria vida, a liberdade é a maior aspiração do ser humano. Satisfeita a fome e a sede, é na liberdade que o ser humano encontra suas maiores recompensas. A liberdade, porém, não é uma simples dádiva: é uma conquista. Pense nas seguintes idéias, tente colocá-las em prática e conquiste sua liberdade.


Primeiro

Alimente-se bem e descanse o suficiente, senão sua liberdade ficará subordinada ao cansaço, aos médicos e aos remédios.


Segundo

Poupe, gastando um pouco menos do que ganha, senão sua liberdade ficará subordinada aos credores e aos imprevistos.


Terceiro

Estude e aprenda sempre, senão sua liberdade ficará subordinada à esperteza e à sabedoria dos que estudaram enquanto você estava de braços cruzados.


Quarto

Trate ao próximo como gostaria de ser tratado. Seja sempre correto e justo, senão sua liberdade ficará subordinada à desaprovação da sua consciência.


Quinto

Geralmente um trabalho pode ser feito no dia seguinte mas um arco-íris não aparece todos os dias. Por isso, aproveite todos os bons momentos da vida quando eles aparecerem, senão sua liberdade ficará subordinada ao arrependimento do que não fez.


Sexto

Mantenha sempre a classe, a calma, a educação e a disposição ao perdão. Diga "sim" quando tiver que dizer "sim" e "não" quando tiver que dizer "não". Se assim não for, sua liberdade ficará subordinada às suas próprias falsas respostas, aos falsos conselhos da ira, à falsa satisfação da vingança.


Sétimo

A vida nem sempre é totalmente justa. Quando o coração e a razão estiverem em conflito, atenda ao coração, senão sua liberdade ficará subordinada à razão e a vida não é só racionalidade.


Oitavo

As convenções sociais existem. Não desrespeite mais que a metade, ainda que delas discorde, senão sua liberdade ficará subordinada também à outra metade dessas mesmas convenções e ao isolamento que a sociedade lhe impingirá.


Nono

Cultive um grande amor e defenda uma boa causa, senão sua liberdade ficará subordinada ao vazio que uma vida sem amor e sem ideais proporciona.


Décimo

De tudo quanto sabe, é dobrado o valor quando você toma atitudes. Por isso, tome a atitude certa logo, não deixando para amanhã o que você sabia ser necessário ter sido feito hoje. Se assim não for, sua liberdade ficará subordinada ao fato de sempre saber o que tinha que ser feito e à frustração de não tê-lo feito logo. O ontem é passado, o amanhã é incerto, o hoje existe!


Roberto Curt Dopheide

Um comentário:

Helena Chiarello disse...

Um espaço especial, com certeza!

Excelente texto!

Grande abraço!